sábado, 28 de janeiro de 2012

Como montar o roteiro

Hoje fomos pedir conselhos mais uma vez aos nossos amigos que foram em Julho de 2011 para a Europa, como já citei em outra postagem. Eles nos deram dicas sobre como fazermos o nosso roteiro:
1. Decidir quais cidades queremos ir :
Fizemos uma lista das cidades que gostaríamos de ir, da mais para a menos essencial ao roteiro, para facilitar a exclusão, caso necessário, de alguma: Lisboa (onde será o congresso!), Bruxelas (onde temos conhecidos), Paris, Veneza, Amsterdam, Londres, Praga, Madri, Roma.

2. Ficar no mínimo 2 dias inteiros em cada cidade mais um dia de viagem,
Essa foi um dica muito importante!!! Estaremos gastando com passagem de ida, hotel, passeios, comidas, tempo, enfim, gastar tuuuudo isso para passar apenas um dia inteiro no lugar é muito desperdício de dinheiro. Além disso não podemos nos esquecer que não somos de ferro, os dias que fazemos os vôos são os mais cansativos e merecem ser tirados para dia de viagem, sem muitos compromisso já que o objetivo deste dia é tentar recuperar o fôlego para começar a grande aventura em cada lugar.
3.Decidir data de ida e volta
É bem importante sabermos nosso limite assim sabemos quando podemos ir ou voltar e por onde!
Pensamos em ir dia 30 (chega dia 31 de Maio) e voltar no dia 22 de Junho.
4. Unir as informações e decidir quais cidades de fato cabem em seu roteiro
Teremos que eliminar algumas cidades de nossa lista!!! Snif, snif... é triste mas é necessário!!! Entre o dia 31e o dia 22de junho poderíamos visitar 7 lugares tranquilamente. Montamos um calendário inicial organizando os chamados "dias de viagem" como aqueles dias que ficaremos bem cansados fazendo o deslocamento entre as cidades e portanto sem roteiro turístico obrigatório, e os "dias de turismo" que serão os dias inteiros dedicados á conhecer os pontos turísticos que nós queremos. Começando a montar o esqueleto do nosso roteiro fica da seguinte forma:

31 = dia de viagem 1 (chegada)
1 e 2 = dia de turismo 1
3 = dia de viagem 2
4, 5, 6, = dia de congresso (no meu caso) e dia de turismo 2(meus pais) = LISBOA
7 = acaba o congresso e se torna dia de viagem3
8 e 9 = dia de turismo3
10 = dia de viagem 4
11 e 12 = dia de turismo 4
13 = dia de viagem 5
14 e 15 = dia de turismo 5
16 = dia de viagem 6
17 e 18 = dia de turismo 6
19 = dia de viagem 7
20 e 21 = dia de turismo 7
22 = dia de viagem 8 = volta para o Brasil

5. Decidir dentre as cidades escolhidas de acordo com a lista de preferência se há necessidade de aumentar ou diminuir dias de permanência.
Procuramos colocar na ponta do lápis mais ou menos quais lugares são mais importante visitar em cada lugar, como se fossem nossa meta de cada cidade, e assim decidir se há necessidade de ficar mais dias ou até diminuir. Isto é, por exemplo, Amsterdam é uma cidade pequena e eu gostaria de conhecer mesmo por lá o Museu do Van Gogh, o Vondelpark, a casa de Anne Frank e passear pelos canais do bairro da luz vermelha e outros. Conversando com nosso amigos que já realizaram este percurso, vimos que isso dá para ser feito em um dia e meio, portanto, se houver necessidade de diminuir o roteiro podemos diminuir a estadia em Amsterdam. No entanto listando tudo o que eu quero de fato conhecer tranquilamente em Paris, iria precisar de três dias, portanto eu posso aumentar um dia em Paris e diminuir um dia em Amsterdam sem atrapalhar tanto meu objetivo.
 6. Acompanhar os preços que ligam cada cidade do roteiro uma na outra, e decidir quando ir para cada uma!!!
Agora é a hora de montar o roteiro baseado nos preços das passagens entre cada uma das cidades escolhidas. Ou seja, por qual cidade fica mais barato chegar na Europa, qual o vôo mais barato partindo de Lisboa no dia 7, quando acaba o congresso... enfim, estudar o financeiro das viagens internas do roteiro e escolher quando iremos para cada lugar. Por exemplo, observando os preços das passagens eu percebi que passar o final de semana em Veneza é o dobro do preço do que ir para lá num dia de semana, tanto em passagem de avião quanto em relação à hotel!

Dessa forma, unindo todas as informações possíveis, depois de todos esses passos finalmente o roteiro está pronto!
Assim até parece simples, mas quando se trata de três pessoas que possuem lista diferentes de prioridades de lugares e de passeios turísticos, hum.... aí a coisa fica um pouco mais enfadonha!!!
Mas nosso prazo final para a grande decisão sobre o roteiro é domingo, dia 29 de Janeiro, já que segunda é dia de comprar passagens aéreas para o mundo europeu!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...