domingo, 25 de março de 2012

O que conhecer em Lisboa?

Lisboa!!! Ahhhhh Portugal!!!! Oh!  Mar português.... salgado pelas lágrimas de Portugal!!! Portugal de Fernando Pessoa... Inês de Castro... Camões!!!!! Bocage....Eça de Queirós, grande Eça! Para uma professora de literatura depois de tanto viajar pela história portuguesa, conhecê-la será mais que um encanto... é como se fosse ao encontro de uma parte de si... porque eu sei que a literatura é a alma de minha mãe... as histórias, os livros, o conhecimento... tudo isso é o que lhe fascina, o que alimenta sua existência!
Durante toda a minha vida participei de suas viagens ao mundo literário, e agora conhecer Portugal ao lado dela será nossa grande realização...
Mesmo antes de ir já lhes adianto, voltaremos!

Diante de tanto encanto, o que conhecer em Lisboa!???
Estou fazendo um mapa no google colocando todos os pontos turístico que nos interessa, meu hotel e lógico,  o local do meu congresso kkkk!

Para começar, estava olhando as fotos de Lisboa tiradas por André Costa e sem querer encontrei uma belíssima imagem do nosso hotel!!!
Olhem ...que lindo!!!




No site do guia da cidade de Lisboa encontrei muitas fotos e várias informações úteis sobre os locais turísticos, deêm uma olhadinha: http://www.guiadacidade.pt/pt/distrito-lisboa-11.

MIRADOURO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Bem ao lado do nosso hotel temos o Miradouro de São Pedro de Alcântara. Lá podemos observar o lado leste da cidade de Lisboa, ou seja, os bairros da Graça e de São Vicente de Fora além do Castelo de São Jorge.
Há um painel de azulejos com o mapa da cidade que nos auxilia na identificação de alguns locais de Lisboa.
Muita sombra durante o dia e durante a noite uma visão maravilhosa do Castelo, tornando-se um
popular ponto de encontro para os jovens lisbonenses antes dos passeios pelo Bairro Alto.
Querem saber mais: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-miradouro-de-sao-pedro-de-alcantara-16440




PASTÉIS DE BELÉM

Temos que comer esses benditos! Até agora não encontrei uma pessoa que me diga que não é lá aquelas coisas...  ao contrário, todos reforçam a necessidade de experimentar vários exemplares dessa receita secreta!!!!
Pesquisando kkk, enconrei o site dos pastéis originais e vale muuuito apena visitá-lo: http://www.pasteisdebelem.pt/pt.html
A receita surgiu com a revolução Liberal no início do século XIX, quando alguém do Mosteiro resolveu fazer os pastéis por uma questão de sobrevivência. Com o sucesso, a receita foi mantida em segredo eterno, na qual até hoje é fabricada de modo artesanal!
Simplesmente, esta loja fica aberta todos os dias das 8h até às 24h no verão e no inverno até às 23h !!!! Haja pasteis heim!!!
Tem toda a história de como surgiu a fábrica, um passeio pela loja, os produtos que lá são vendidos, se você tiver um grupo de 12 pessoas ainda pode reservar uma visita à fábrica!!!




PRAÇA DO COMÉRCIO

Conhecida por Terreiro do Paço, localiza-se na Baixa de Lisboa junto ao rio Tejo. Com cerca de 36000m², é uma das maiores praças da Europa. No local havia um Palácio que serviu de moradia para o rei D. Manuel I em 1511, mas  foi quase  totalmente destruído num terremoto em 1755. Entre os edifícios que circundam a praça há o famoso e um dos mais antigos café "Martinho da Aracada" que viveu as grandes revoluções dos últimos dois séculos e recebeu à sua mesa clientes como Bocage, Fernando Pessoa e Amália.
Ao norte há um arco que conduz à Rua Augusta que é decorado com as estátuas de Vasco da Gama (marinheiro português) e Marquês do Pombal (responsável pela reconstrução de Lisboa depois do grande terremoto).
No centro da Praça do Comércio encontra a estátua do Rei José I (rei de Portugal na época que  aconteceu o terremoto de 1755).



CASTELO DE SÃO JORGE

Tem tudo sobre o castelo no site, lógico, do castelo! Para quem quiser tá aqui: http://www.castelodesaojorge.pt/?t=sabermais&id=21
Nele podemos comtemplar a antiga história de Lisboa, passeando entre suas torres e muralhas na companhia de patos e gansos, além de uma extraordinária vista da cidade lisboeta!!!!
Enfim... um lugar mergulhado em histórias, acontecimentos e beleza!!!!





ELEVADOR SANTA JUSTA

Também chamado como Elevador do Carmo, o Elevador de Santa Justa foi inaugurado em 1902 sendo famoso até hoje pela sua armação bem clássica em aço que sobe 45 metros desde o nível da Rua do Ouro até ao Largo do Carmo. Inicialmente era movido à vapor mas em 1907 foi convertido a eletricidade. Foi desenhada pelo engenheiro português de ascendência francesa, Raoul Mesnier de Ponsard, alguns dizem que foi um aprendiz de Gustave Eiffel, portanto justifica a sua ligeira semelhança com a Torre Eiffel. Com a capacidade para 45 pessoas de cada vez em cabines e interiores em madeira, proporciona uma vista espetacular do Castelo de São Jorge, Baixa, Rossio e Tejo. Fica aberto diariamente das 8h às 21h no inverno e até as 23h no verão.





MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Fundado em 1864 nas ruinas do convento do Carmo que foi quase que totalmente destruído no terremoto em 1755. Ganhou no final do século XIX a coleção particular de cerâmicas pré-colombianas e duas múmias do mesmo período doada pelo Conde de Januário, o que fez com que se torna-se um dos museos com coleções mais exóticas da Europa. Como tempo inda foi acrescentando ainda mais coleções como a de Vila Nova de São Pedro. Atualmente tem como destaques: o "Sarcófago das Musas" (romano, séculos III-IV d.C.), três fragmentos escultóricos que testemunham o culto e arte cristã em Lisboa durante o domínio muçulmano, o túmulo do rei Fernando I de Portugal, quatro placas de alabastro com as cenas da Paixão de Cristo esculpidas em baixo-relevo feitas em meados do século XV, o túmulo da rainha Maria Ana de Áustria em estilo barroco, conjunto de 14 painéis de azulejos representando a Paixão de Cristo em estilo barroco, coleção de 101 pedras de armas com destaque para a lápide com o brasão de Fernão Álvares de Andrade, além de muitos outros artefatos!!!






MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS

Para quem quiser conhecer melhor toda a história sobre o mosteiro dos Jerônimos por entrar no próprio site: http://www.mosteirojeronimos.pt/pt/index.php?s=white&pid=169&identificador=.
Em resumo, é um mosteiro manuelino, ou seja, um estilo também chamado de gótico português tardio ou flamejante, completamente decorativo e cheio de exuberância de formas e uma forte interpretação naturalista-simbólica de temas originais, eruditos ou tradicionais.
Sua obra foi encomendada pelo rei D. Manuel I, logo após o regresso de Vasco da Gama das Índias.
Há vários túmulos em exposição entre eles os dos reis:
- D, Manuel I ( o rei da época dos descobrimentos) e sua esposa, D. Maria de Aragão;
- D. João III (o Piedoso) e sua mulher D. Catarina de Áustria (Era filha de Joana, a Louca e de Filipe, o Belo, Duque da Borgonha);
- D. Sebastião (que foi rei aos três anos, e depois desapareceu na Batalha de Alcácer-Quibir, nascendo o mito do Sebastianismo);
- D. Henrique (o Cardeal-Rei);
e ainda os de:
- Vasco da Gama (Descobridor do caminho marítmo para a Índia);
 Luís Vaz de Camões (Não preciso nem comentra quem é neh! Importantíssimo poeta da Literatura Portuguesa);
- Alexandre Herculano (um escritor da era do Romantismo)
- Fernando Pessoa (um escritor da era do Modernismo, tão importante quanto Camões, sendo poeta desdobrado em heterônimos, se auto denominou um "drama em gente", e um dos meus escritores prediletos!!!! kkkk).

Arquitetura beeeemmmmm detalhista!!!! Maravilhoso!!!


Túmulo de Camões



PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Pode-se conhecer melhor sobre a história deste monumento em seu próprio site: http://www.padraodosdescobrimentos.egeac.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=75&Itemid=95
Nas margens do Rio Tejo, na freguesia de Belém, fica o Monumento aos Descobrimentos erguido em 1940 para a Exposição do Mundo Portugues e retirado em 1958. O atual monumento é uma réplica inaugurada em 1960, apresentando o mesmo formato em caravela com destaque para a figura do Infante D. Henrique, uma rampa de cara lado e 16 figuras esculpidas de pessoas que de alguma forma participaram das descobertas.




TORRE DE BELÉM

É um monumento extremamente importante para o nacionalismo português, além de ser classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal em 2007. Sua iniciada em 1514, foi inaugurada em 1520, apresentando características do estilo manuelino além de influências islâmicas e orientais.





CAFÉ A BRASILEIRA

Fundado em 1905 no Largo do Chiado, fundado por Adriano Telles, o A Brasileira vendia na época um café genuinamente brasileiro além de importar ainda outros produtos como goiaba, tapioca, pimentas, chá, farinhas entre outros. Em 1908 foi reformado e então foi criado a cafeteria que com o  tempo tornou-se parte da cultura portuguesa já que ilustres intelectuais, artistas, escritores, poetas como Fernando Pessoa, Henrique Rosa, José Pacheco, Santa Rita Pintor, entre outras personalidades, faziam deste lugar um ponto de encontros onde trocavam idéias importantes. Pela assiduidade de Fernando Pessoa, nos anos 80 foi inaugurada sua uma estátua de bronze, tornando-se hoje também um ponto turístico.



Que tal tomar um cafezinho na companhia de Fernando Pessoa heim!?


RUA AUGUSTA

É uma rua sempre muito bem movimentada de pedestres já que é fechada ao trânsito, onde se encontra absolutamente tudo o que você conseguir imaginar. Nos dois extremos encontramos duas importantíssimas praças: a Praça do Rossio e a Praça do Comércio.



OCEANÁRIO

Para saber todas as informações sobre o Oceanário de Lisboa é só entrar no site: http://www.oceanario.pt/
É um museu da biologia marinha situado no Parque das Nações inaugurado em 1998.
Eu particularmente não havia pensado em visitá-lo, mas toooodas, absolutamente tooooodas as pessoas que eu conheço que já foram para Lisboa falaram que é um passeio imperdível!!!!
Depois olhando as fotos e assistindo uns vídeos no youtube, me despertaram ainda mais interesse em aproveitar para visitar o local!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...