sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Providenciando o passaporte

Esta semana eu ajudei um amigo a providenciar seu passaporte e me lembrei que ainda tenho que providenciar o passaporte do meu pai, então resolvi escrever um post explicando como fazer isto!
Primeiro você realizar seu pedido preenchendo um cadastro pelo site da receita federal. No site tem uma opção passaport - requerer passaporte, depois ele fornece passo a passo sendo que você deve ir no segundo passo onde está escrito emissão de passaporte. Ao clicar você entra em um cadastro onde terá que ter em mão o RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento, para os homens a certidão do Serviço Militar, e se houver, o antigo passaporte caso esteja solicitando renovação.
Ao final deste cadastro você deve imprimir o número do seu protocolo, que será útil para consultar o andamento do seu pedido de passaporte, além do boleto para pagamento de uma taxa de R$156,00.
Após esta etapa você já pode realizar o agendamento da sua visita à Polícia Federal com todos os documentos originais em mão. Não se esqueça de emitir pela própria internet o comprovante de quitação eleitoral pelo site do tribunal superior eleitoral. O comprovante de particiação da última eleiçao não vale, tem que ser este comprovante! Eu não sabia disso e tive que ir correndo em uma lan house pedir para alguém fazer isto para mim e, lógico, por um custo de R$10,00!!! Mas prestei bem atenção em como fazer de forma que para requerer o passaporte da minha mãe já consegui eu mesma fazer isso!
A visita à Polícia Federal é para conferir a originalidade dos documentos e conferir se não há erros! além disso lá mesmo vc tira a sua foto para o passaporte, então, vá mais arrumadinho kkkkkk!
Depois da visita, se tudo ocorrer corretamente, em 15 dias seu passaporte chega na Polícia onde vc deve retirar no horário indicado no dia da visita.
É super simples e fácil!
Eu, particularmente, pulei de emoção quando peguei meu passaporte na mão, afinal de contas, foi o primeiro passo de fato para início da minha viagem... a partir deste momento tudo começou a realizar... e a cada dia minha viagem torna-se algo mais concreto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...