domingo, 5 de fevereiro de 2012

Roteiro dia 20/06

Eu sei que eu vou chegar em Paris e por mais cansada que eu esteja, vou querer andar pelas ruas imediatamente! Então pensei em um roteiro pequeno na minha primeira tarde na cidade Luz!
Curtinho e de acordo com o Google Maps totaliza 2,8km sendo tudo ali bem pertinho do hotel
Saindo do hotel (A e F) vou para o Ópera Garnier (B) depois darei uma passadinha na Galeria Lafayette (C) depois visitarei a igreja de Madeleine (D) e voltarei para o hotel passando pela Place Vendôme (E).





Saiba mais sobre estes locais:


ÓPERA GARNIER

Este lugar é um dos mais importantes e mais esperado para conhecer em Paris! Foi baseado em sua história que Gaston Leroux  escreveu "O Fantasma da Ópera", livro que está entre meus favoritos! Sou apaixonada por esta ópera desde criançinha! Minha mãe também! 
De acordo com o  Wikipédia, a Ópera foi projetada durante a grande reforma urbana de Paris liderada pelo prefeito da região parisiense, Georges-Eugène Haussmann. Em 1859 foi autorizado por Napoleão III a limpeza de 12.000 m² de terreno e em 1861 o arquiteto Charles Garnier (1825-1898) venceu o concurso para arquitetura da grande Ópera. A obra foi interrompida por numerosos incidentes, incluindo a Guerra Franco-Prussiana, a queda do Império francês e a Comuna de Paris.
Um dos grandes problemas era o próprio terreno ser extremamente pantanoso. Dizia-se até que existia um lago subterrâneo alimentado pelo rio Grange-Batelière sendo fonte de inspiração para Gaston Leroux escrever "O Fantasma da Ópera".
Apesar dos contratempos a obra chegou ao fim em 1874 sendo inalgurado em 15 de Janeiro de 1875
tendo uma área total de 11.000 m² (ou 118.404 ft²) de intensa beleza arquitetônica e de uma vasta riqueza  com superfícies folheadas a ouro, querubins, ninfas e veludos. O candelabro central do salão principal pesa mais de seis toneladas.
Eu vou com toda a certeza conhecê-lo por dentro e se ainda for possível, gostaria muito de assisitir a  uma ópera nele!
Qualquer informação é possível pelo site da ópera: http://www.operadeparis.fr/index.php
Ainda, encontrei dicas bem legais no blog O guia de Paris.
De acordo com o blog pode-se fazer uma guiada por 9 euros ou 5 Euros se for tarifa reduzida, mas... é muito importante saber que a grande escada, o museu, o espaço de exposições temporárias e a sala de espetáculos pode ser visitada gratuitamente todos os dias das 10h às 16h 30m.
Eu já estou vendo os espetáculos que estarão em cartaz na minha estadia!!!







GALERIA LAFAYETTE

O centro da moda em Paris!
De acordo com o Wikipédia, ela foi inaugurada em 1883 pela parceria de dois primos. Em 1896 já começaram a expandir o negócio e decolou! A loja de Paris é conhecida como Galeries Lafayette Haussmann e tem 10 andares somandos ainda mais duas galerias sendo a Lafayette Homme de 4 andares e a Lafayette Maison de 5 andares. Tem como slogan: "Ici, la mode vit plus fort." ("Aqui, a moda vive mais forte.")!
Enfim... um paraíso para as mulheres!
Não sei terei coragem de entrar... depende de quanto dinheiro ainda me restar! Esse lugar deve ser irresistível!!!
Dá para pegar várias nformações no site: http://www.galerieslafayette.com/
Eu me apaixonei só pelas fotos, imagine vendo ali pertinho...






MADELEINE

Esta igreja parece por fora um templo clássico grego. É uma igreja católica consagrada a Santa Maria Madalena. Começou a ser construída em 1764 por Contant d´Ivry ganhando nova arquitetura em 1777 por Guillaume Couture. Durante a Revolução Francesa (1790 a 1805). As obras ficaram suspensas sendo utilizada posteriormente como um templo de homengens ao Grande Exército o que foi resolvido com a construção do Arco do Triunfo, voltando em 1842 a ser uma igreja católica (Wikipédia).







PLACE VENDÔME

A praça das grandes joalharias de luxo, é uma praça simples e uma das mais belas! Foi inaugara em 1699 mas sua primeira joalheria foi instalada em 1893, a Boucheron, que quis sair do Palais Royal onde estava instalada para se aproximar da Ópera Garnier. Em 1898 César Ritz compra um imóvel na praça para transformá-lo em hotel e então um grande número de joalheiros transformam a Vendôme na grande praça das joias de luxo.
Sua coluna foi construída em 1810, com o bronze de 1200 canhões retirados aos austríacos e russos, para festejar a vitória de Austerlitz e homenagear os soldados franceses.
O curioso é que esta praça possui três moradores: um árabe milionário, uma senhora idosa de uma tradicional família francesa e Henri Salvador. Nos demais prédios há joalherias, ateliers, um é o hotel, outro é o ministério do Govêrno francês e  escritórios de advocacia.
Informações sobre todos os joalheiros da praça: www.comite-vendome.com






4 comentários:

  1. Oi Tatiane,
    Descobri seu blog através do Marcio (To indo para a Italia) e gostei muito. Sou sua nova seguidora.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Juliana! Espero que meu blog continue te agradando, principalmente depois de concretizar minha viagem!!!
      bjs

      Excluir
  2. Adorei seu blog... Vou fazer praticamente os mesmos locais que vc.. Adorei estou anotando tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rauny!!! Que legal, podemos trocar figurinhas sobre a viagem aqui no blog então... fique totalmente à vontade para dar sua opinião!!!! Espero te ajudar em algo, estou adorando montar minha viagem... já me sinto por lá!!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...